Investimento do Governo do Estado no saneamento das cidades do Rio Doce é destaque em Encontro Nacional
Os projetos e recursos do Governo do Estado na área do Saneamento nas cidades capixabas impactadas pelo desastre ambiental de Mariana (MG) foram destaque durante o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado em Vitória.
Organizado pelo Fórum Nacional de Comitês, o evento reuniu, durante a última semana, os representantes dos comitês de bacias hidrográficas de todo o país, além de gestores públicos, usuários da água, sociedade civil, professores, pesquisadores e ambientalistas.
O governador Renato Casagrande, o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd), Guerino Balestrassi, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Felipe Rigoni, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, participaram da noite de abertura do evento, realizado no Centro de Convenções de Vitória.
O tema da edição 2025 do Encob foi 'Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une', uma forma de refletir sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas, evidenciando a urgência de fortalecer a governança das águas como eixo estruturante para a adaptação, justiça ambiental e sustentabilidade.
E durante a programação de oficinas, palestras e seminários do evento, os investimentos no Rio Doce foram debatidos por representantes dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Ministério Público, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) e do Consórcio Público de Defesa e Revitalização do Rio Doce (Coridoce). O painel 'Desafios do Saneamento na Repactuação do Acordo de Mariana' contou com a participação da equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce.
A subsecretária de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva; o subsecretário de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura, Ricardo Iannotti; a gerente de Reparação e Recuperação Ambiental da Serd, Juliana Valory; e a gerente de Obras e Saneamento, Sabrina Bongiovani, apresentaram as ações, projetos e obras que o Governo do Estado vem conduzindo nos municípios da Bacia Hidrográfica capixaba.
O foco do Governo do Espírito Santo é a recuperação socioeconômica e socioambiental das cidades por meio da revitalização e construção de Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de saneamento rural na Bacia do Doce e nas sub-bacias, macrodrenagem, controle de inundação e enchentes, construção de barragens para armazenamento de água e projetos de restauração florestal.
Além disso, a Serd, dentro do Comitê Estadual de Governança, mantém seu papel de fiscalização das empresas causadoras do desastre ambiental de Mariana. Pelo acordo de repactuação, homologado pelo STF em novembro do ano passado, a Samarco ainda tem obrigações ambientais a serem concluídas nos municípios afetados pelo rompimento da barragem, ocorrido em 2015.
“Promover ações em saneamento será essencial para a recuperação ambiental da bacia hidrográfica do Rio Doce, pois contribui diretamente para a melhoria da qualidade da água e da saúde dos ecossistemas aquáticos e da população. A Serd reafirma seu compromisso em seguir, como norteadores, os Planos Municipais de Saneamento, o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce e o Programa de Efetivação do Enquadramento dos Corpos Hídricos. Esses instrumentos de planejamento são fundamentais para a gestão eficiente dos recursos hídricos, com foco no cumprimento das metas de qualidade estabelecidas para os rios e afluentes de uma bacia hidrográfica”, afirmou a gerente da Secretaria de Recuperação do Rio Doce, Juliana Valory.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944 1204 / 99228 1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br