13/10/2025 14h24 - Atualizado em 13/10/2025 14h27

Secretaria de Recuperação do Rio Doce repassa R$ 35 milhões para investimentos em segurança e fiscalização ambiental

Foto: Hélio Filho/Secom
Neste primeiro termo de cooperação entre a Serd e a Sesp, serão adquiridos 102 veículos para atuação na Bacia do Rio Doce

Além do saneamento, da recuperação ambiental e da infraestrutura das cidades da Bacia Hidrográfica capixaba, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) também investirá na segurança pública e na fiscalização ambiental da região impactada pelo desastre de Mariana.

Os primeiros recursos que a Serd está repassando, por meio de termo de cooperação, para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) somam R$ 35 milhões e serão usados para a aquisição de novos veículos por parte do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e Polícia Civil do Espírito Santo (PCES).

O anúncio oficial dos investimentos foi feito pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante solenidade em Colatina, no dia 26 de setembro. O evento contou com a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, das equipes do Governo do Estado, prefeitos da região e demais autoridades.

De acordo com o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, o Novo Acordo de Repactuação, homologado em novembro de 2024, prevê investimentos na segurança das comunidades atingidas e apoio à fiscalização ambiental.

“Neste primeiro pacote de recursos que estamos repassando para a Sesp, serão adquiridos 102 veículos para atuação na Bacia do Rio Doce. Desse total, o Corpo de Bombeiros receberá 25 novas viaturas, entre caminhões, veículos de resgate e caminhonetes. A Polícia Militar vai adquirir 72 novas viaturas. E a Polícia Civil receberá cinco novos veículos”, afirmou Guerino Balestrassi.

Os novos veículos do Corpo de Bombeiros atenderão a cinco municípios da Bacia do Rio Doce: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia, Linhares e Aracruz. Já as novas viaturas da Polícia Militar auxiliarão os trabalhos de segurança nas 11 cidades diretamente impactadas pelo desastre ambiental: Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus, Serra e Sooretama.

Confira a relação dos veículos que serão adquiridos pelo termo de cooperação entre a Serd e a Sesp:

4 Caminhões Auto Bomba (Corpo de Bombeiros)
4 Caminhões Tanque (Corpo de Bombeiros)
8 Viaturas Auto Resgate (Corpo de Bombeiros)
9 veículos L200 4x4 (Corpo de Bombeiros)
40 veículos Duster semi blindados (PMES)
5 veículos Ranger 4 x 4 (PCES)
16 viaturas semi blindadas para 2025 (PMES)
16 viaturas semi blindadas para 2026 (PMES)

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard