19/12/2025 15h09 - Atualizado em 19/12/2025 15h13

Ações do Governo do Estado na Bacia do Rio Doce são apresentadas em Minas Gerais

Foto: Comunicação/Serd
A equipe da Serd participou de debates sobre o Novo Acordo de Mariana na sede da Emater e do Banco de Desenvolvimento
Com o objetivo de integrar as instituições do Espírito Santo e de Minas Gerais na reparação aos danos causados pelo desastre de Mariana, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) participou de dois encontros em Belo Horizonte (MG).

Na sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), a equipe da Serd apresentou, em reunião realizada no dia 10 de dezembro, as atividades desenvolvidas pelo Governo do Estado do Espírito Santo neste primeiro ano de atuação dentro do Novo Acordo do Rio Doce. No âmbito dos Anexos 12 e 18, que tratam das Iniciativas Estaduais e do Plano de Resposta a Enchentes, os técnicos da secretaria capixaba reforçaram as possibilidades de convergência entre as ações desenvolvidas nos Estados.

Foram debatidos também os diferentes modelos de contratação e de parcerias utilizados por Minas e Espírito Santo para a implementação das ações, assim como as estratégias atualmente em discussão para a elaboração e execução do Plano de Resposta a Enchentes.

Participaram deste encontro os representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema-MG) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). "Com especial atenção à dimensão ambiental, existe a necessidade de maior articulação e interface entre os projetos de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Governo Federal", afirmou a subsecretária de Ações Socioeconômicas e Participação Social, Margareth Saraiva.

segunda reunião aconteceu no dia 11, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Em conjunto com os técnicos da Seplag-MG, discutiu-se as abordagens adotadas para o monitoramento e a fiscalização das ações que ainda são de responsabilidade da Samarco, presentes no Anexo 19 do Novo Acordo do Rio Doce.

"O encontro constituiu uma importante oportunidade para o compartilhamento de experiências, permitindo a identificação de soluções estratégicas a partir das ações que obtiveram êxito, bem como daquelas que ainda apresentam limitações", pontuou a gerente de Ações Socioeconômicas da Serd, Elis Licks.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard