17/11/2025 14h03 - Atualizado em 17/11/2025 14h24

Secretaria do Rio Doce participa do Encontro Estadual dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto

Foto: Renato Costa Neto/Serd
Ações de saneamento para as cidades impactadas pelo desastre de Mariana foram apresentadas aos gestores dos SAAEs.

A equipe da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) participou, na quarta-feira (12), do 4º Encontro Estadual dos SAAEs, os Serviços Autônomos de Água e Esgoto, realizado na cidade de Linhares. O evento reuniu gestores, técnicos e especialistas do setor e reforçou a importância do saneamento para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Presentes em cidades da Bacia Hidrográfica capixaba, os SAAEs são autarquias municipais responsáveis por administrar os serviços de saneamento básico, fornecimento de água potável e a coleta e tratamento de esgoto. Estas instituições mantêm relação direta com os Comitês da Bacia do Rio Doce, por meio da participação como membros dos colegiados e na execução de projetos.

Dentro da programação do 4º Encontro Estadual, promovido pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico do Espírito Santo (CISABES) e pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE/ES), o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, apresentou as ações e obras que o Governo do Estado está projetando para os municípios impactados pelo desastre ambiental de Mariana.

"Os três pilares da atuação da Serd são o saneamento, a recuperação ambiental e a infraestrutura das cidades da Bacia do Rio Doce. Já autorizamos a descentralização de recursos da ordem de R$ 334 milhões para que, juntos com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Seama), possamos executar o programa Reflorestar Doce, que tem a finalidade de recuperar os processos naturais de circulação da água por meio da conservação e recuperação da cobertura florestal. E estamos estruturando um grande pacote de ações de saneamento urbano e rural para reduzir a poluição dos rios afluentes, restaurar os ecossistemas e garantir água limpa e segura para as comunidades", pontuou o secretário.

Recentemente, o governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço anunciaram a futura reforma da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Vila de Laranja da Terra, obra que será executada com recursos da Serd. "A modernização das infraestruturas das estações de água e esgoto nos municípios da Bacia do Rio Doce será essencial neste trabalho de recuperação ambiental. No Espírito Santo, 33 municípios estão no mapa de atuação do Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em novembro de 2024, e podem receber grandes investimentos em saneamento", relembrou Guerino Balestrassi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard