13/11/2025 17h21 - Atualizado em 13/11/2025 17h36

Secretaria de Recuperação do Rio Doce visita obra de macrodrenagem no município de São Mateus

Os técnicos da Serd realizarão o monitoramento periódico da intervenção em Guriri, obra que conta com recursos do Novo Acordo do Rio Doce

Com o objetivo de acompanhar o andamento da obra de macrodrenagem no balneário de Guriri, a equipe da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) esteve, nessa quarta-feira (12), no município de São Mateus. A intervenção, que vai mitigar os impactos das inundações recorrentes e garantir melhoria no saneamento e na infraestrutura local, está sendo executada pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).

São Mateus é um dos 33 municípios capixabas contemplados no Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em novembro de 2024, e receberá recursos para ações de reparação em consequência do desastre ambiental de Mariana. Localizado no litoral norte do Espírito Santo, a cidade teve impactos socioeconômicos e socioambientais devido à chegada da lama de rejeitos na costa marítima.

O termo de cooperação e de descentralização de recursos, firmado entre a Serd e o DER-ES, é da ordem de R$ 70,5 milhões, divididos entre os exercícios de 2025 e 2026. A obra em São Mateus contempla nove quilômetros de drenagem, com implantação de galerias simples, duplas e triplas, além da pavimentação sobre a macrodrenagem, calçada cidadã e diversas frentes de serviços. O investimento atende aos requisitos do Anexo 12 do Novo Acordo do Rio Doce, que prevê a reforma, modernização, equipagem e melhorias logísticas das estruturas físicas e dos serviços da Administração Pública.

"A partir da descentralização de recursos, a equipe da subsecretaria de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Serd realizará o monitoramento periódico das intervenções, com visitas presenciais e elaboração de relatórios. Esta obra é de suma importância para resolver um problema crônico na região, promovendo drenagem total das águas pluviais, reduzindo danos ambientais e melhorando a qualidade de vida das comunidades impactadas", afirmou a gerente de Obras e Saneamento da Serd, Sabrina Bongiovani.

"Estamos firmando outros termos de cooperação com o DRE-ES para a realização de obras nos municípios da Bacia do Rio Doce e do Litoral Norte, como a Terceira Ponte de Colatina; a pavimentação do Contorno da ES-080, entre Marilândia a Colatina; pavimentação do Contorno Sul de Aracruz; melhorias na ES-245 e ES-248, entre Linhares e Rio Bananal. Obras do Governo do Estado que vão trazer um dinamismo econômico sustentável para as cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana", pontuou o secretário de Estado da Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares
(27) 99944-1204 / 99228-1226
renato.costa@serd.es.gov.br / karina.soares@serd.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard